sábado, 7 de agosto de 2010

Vitória Amarga (1939)

Judith Traherne ( Bette Davis) é uma jovem rica da sociedade. Um dia, seu médico Frederick Steele faz um terrível diagnóstico: ela tem um tumor no cérebro. Submetida a uma cirurgia, aparentemente ela se recupera. E também se apaixona pelo cirurgião. Mas Steele conta à sua secretária que o tumor irá reaparecer e Judith poderá morrer. Ao saber disso, ela entra em profunda depressão. Mas o médico Steele tenta de todas as formas salvar a vida da jovem.


Este foi um dos maiores sucessos de 1939, além de Bette Davis que sempre afirmou que esse foi seu personagem favorito (para interpretar).e George Brent, traz um elenco de figuras notáveis, como Geraldine Fitzgerald (que virou amiga de Bette), Humphrey Bogart,o futuro presidente Ronald Reagan e Henry Travers.

Baseado em peça de sucesso, deu a terceira indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Bette, tendo sido indicado também para Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora (Max Steiner).

A frase mais famosa é a seguinte que fala do título: "Nada pode nos machucar agora. O que temos não pode ser destruído. Essa é nossa vitória. Nossa vitória sobre a escuridão. É uma vitória porque não temos medo".

O final, quando ela tenta disfarçar sua condição e que ficou cega, é um primor e só mesmo Vivien Leigh em "E o Vento Levou" podia levar o Oscar de Bette. No gênero, uma obra-prima.

E realmente é um dos melhores melodramas de todos os tempos, francamente irresistível na sua história, capaz de provocar lágrimas nas pessoas mais cínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário