quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma História de Natal (1983)

Uma História de Natal (A Christmas Story, 1983), de Bob Clark , é um dos “1001 Filmes para ver antes de Morrer” citados no livro de Steven Jay Schneider, e um dos meus preferidos abordando o tema Natal, mesmo não tendo como personagem principal Papai Noel.

Baseado na história autobiográfica do humorista americano Jean Shepherd, Uma História de Natal é um dos filmes mais engraçados sobre este feriado e conta a história muito simples, humana e divertida de um garoto que deseja uma espingarda de brinquedo para o Natal.

O filme se ambienta nos anos 40, conta a história de Ralphie (Peter Billingsley) é um garotinho que sonha em ganhar uma bela espingarda vermelha de presente de Natal. A todo custo, tenta convencer seus pais superprotetores que esse é o presente ideal, mas ninguém parece querer ouví-lo, o que gera vários questionamentos negativos, inclusive do Papai-Noel. Por este e por vários motivos a espingarda torna-se um presente cada vez mais distante para ele. O filme tornou-se um clássico natalino com o passar dos anos.

O filme não só mostra as artimanhas do garoto para convencer os pais a darem o que ele quer como também oferece uma visão nostálgica da década de 40. É um filme para agradar todas as idades.

Destaque para seqüências especiais como "eu duvideodó duas vezes que você coloque a língua no poste" e o abajur de formato de perna que o pai ganha em um concurso e insiste em colocar na janela da sala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário