domingo, 1 de agosto de 2010

O Hospedeiro (2006)

Em sua estréia O Hospedeiro tornou-se rapidamente o filme mais bem sucedido da historia do cinema coreano. O Hospedeiro (Gwoemul, 2006) é o mais novo trabalho do jovem Bong Joon-ho, um nome a se prestar atenção. O filme se tornou a produção mais lucrativa da história da Coréia do Sul, foi ovacionado em diversos festivais. O filme faz uma mistura de comedia, melodrama,ficção cientifica e terror, e me acreditem funciona.


A trama começa em um laboratório de uma base militar dos Estados Unidos na Coréia do Sul. Quando um deles despeja uma substância tóxica que irá escoar até o rio Han. Obviamente, o tal líquido irá gerar um mutante, um poderoso monstro que irá aterrorizar as pessoas que usam o rio como local de diversão. Com esse início, fica a impressão de mais uma produção repetitiva com os mesmos temas e situações. Que nada! Ao longo do filme, Joon-ho revitaliza o gênero. Ele cria elementos de curiosidade e suspense, que prendem o espectador em sua narrativa.

O Hospedeiro é um filme de monstro, tipo Godzilla,mas infinitamente melhor.Tem todos os elementos característicos do estilo, além de ser uma história universal, mesmo sendo encenada na Coréia do Sul, com efeitos especiais excelentes. Esta é uma produção marcada por um humor irônico, que surge nas situações mais estapafúrdias possíveis. Um humor satírico, quase absurdo. O interessante é que o tom de comédia não desvia a sua atenção. Ele é inserido para relaxar o público nos momentos mais tensos.

Ao mesmo tempo, é também uma aventura dramática embasada com um forte comentário sociopolítico. Bong Joon-ho, junto com os co-roteiristas Baek Cheol-Hyeon e Hah Joon-Won, aproveitou um incidente real que aconteceu em 2000 na Coréia do Sul para construir sua história. O filme critica abertamente o governo local e os EUA (coisa rara, porque a censura por lá é forte).O filme ganhou 14 prêmios, inclusive os festivais de cinema fantástico de Porto e Sitges. Tem certeza que o diretor Bong Joon-Ho ainda nos trará outras surpresas guarde este nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário