quinta-feira, 5 de agosto de 2010

9 - A Salvação (2009)

O estreante Shane Acker teve sua animação apadrinhada e produzida por TIM Burton, após o mesmo assistir ao curta criado como trabalho de conclusão da faculdade de Acker. E a empatia fica clara ao assistirmos a animação que contem todos os temas caros para Burton como a atmosfera sombria, objetos detalhadamente pensados e recriados e a história de um personagem solitário, que passa seus dias pensando em formas de acabar com os monstros de metal que o perseguem.


A base da historia se resume as aventuras do boneco 9 (voz original de Elijah Wood) que ao ganhar vida, se vê num mundo em que os humanos foram dizimados. Encontra uma pequena comunidade de outros como ele, escondidos das máquinas. Eles devem tomar a ofensiva de quiserem sobreviver e precisam descobrir por que as máquinas querem destrui-los. Não por acaso, aqueles que criaram os monstros que acabaram com o planeta são versões parodiadas dos nazistas e o mundo que 9 explora quando sai da sua casa é bastante similar ao que vemos em fotos da Europa destruída depois da Segunda Guerra Mundial.

Para transformar a historia do curta de Acker para o roteiro do longa-metragem, Acker teve o apoio de Pamela Pettler, que já havia trabalhado com Burton no script de A Noiva Cadáver.

Ao longo de sua aventura, 9 vai conhecendo outros como ele, que lutam para sobreviver aos ataques maquinas. Seu primeiro contato se dá com 2 (Martin Landau), exímio inventor e consertador. 5 (John C. Reilly) é o que se torna seu melhor amigo e vai junto com ele atrás de um futuro melhor. 7 (Jennifer Connely) é a menina aventureira que não sabe o que é ter medo. 8 (Fred Tatasciore) é o bruta-montes. 3 e 4 são os gêmeos curiosos e sem voz que passam o dia catalogando imagens. 6 ( Crispin Glover) é o excêntrico visionário que sabe como deter os monstros. E 1 (Christopher Plummer) é o ancião que prefere se manter escondido e salvo do que tentar mudar o mundo para melhor.

Enfim a animação produzida por Tim Burton tem visual impecável, e a cara de Tim Burton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário