terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cría Cuervos (1975)

Ganhador do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes(1976) e indicado ao Globo de Ouro(1976) bem como ao Cesar de Melhor Filme Estrangeiro, Cria Cuervos é uma obra dirigida por um dos mais importantes diretores da Espanha, Carlos Saura e esta é sua obra de maior sucesso no Brasil.


No filme, Saura faz uma analise das relações familiares durante o período franquista através da história de Ana (Geraldine Chaplin) e suas tristes lembranças de 20 anos atrás, quando aos nove anos, ela vê seus pais morrerem em um pequeno espaço de tempo. Na época, sozinha, Ana pensava ter uma estranho poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Remorso que carregou para a fase adulta, junto com o sentimento de culpa, por achar-se a responsável pela repentina morte do pai (Héctor Alterio).

Talvez este seja o filme menos político de Saura, que em sua grande maioria abordavam o período do todo poderoso Franco, mas mesmo assim podemos fazer uma alegoria da casa de Ana com a Espanha de Franco, com seus problemas, culpas e mazelas.

O titulo provem de uma expressão popular espanhola, que reza que quem cria cuervos (não confiáveis), este lhe arrancaram os olhos.

Também fez grande sucesso na época a musica tema ouvida pela personagem Ana durante a sua infância, papel estrelado pela talentosissima menina Ana Torrente, que foi revelada em outro grande filme “ O Espírito da Colmeia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário