sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pequena miss Sunshine (2006)

Oriundos do mundo dos comerciais e videoclipes os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, conseguiram fazer uma mistura extremamente bem dosada de comédia e drama,fugindo das típicas grosserias escatológicas das comédias ou a pieguice dos dramas hollywoodianos da atualidade.


O filme é um tipico road-movie e lembra muito as comedias italianas de familia. No filme vamos acompanhar a insolita e hilaria viagem da desajustada familia hoover, que esta levando a pequena Olive para um concurso de beleza.

Richard (Greg Kinnear), o pai, é um mal sucedido guru de auto-ajuda tenta desesperadamente vender seu programa motivacional para atingir o sucesso. Enquanto isso, Sheryl (Toni Collette), a mãe, tenta entrosar sua excêntrica família, incluindo seu deprimido irmão (Steve Carell),um professor universitario que tentou suicidio e que acaba de sair do hospital após ser abandonado por seu namorado. Temos ainda a ala jovem: Olive (Abigail Breslin), com sete anos de idade e aspirante a rainha de concurso de beleza, e Dwayne (Paul Dano), um adolescente que lê Nietzsche e fez um voto de silêncio. Para completar a família, temos o desbocado avô (Alan Arkin), cujo comportamento maluco fez com que recentemente fosse expulso do asilo de idosos e é viciado em cocaina.

Quando Olive é convidada a participar do concurso de beleza "Little Miss Sunshine" na distante Califórnia, toda a família parte em uma velha Kombi para torcer por ela... E o resultado desse apoio é simplesmente hilário.

Esta pequena jóia do cinema independente foi descoberta durante o Festival de Sundance e mais tarde ganhou status internacional. As situações no filme são hilárias, chegando ao nonsense. Mas apesar de absurdas, são verossímeis. Essa sustentação parte da ótima interpretação de todos os atores, sendo impossível destacar apenas um. Nenhum deles fica preso em um estereótipo e disparam com igual competência os diálogos afiados escritos pelo estreante Michael Arndt, responsável pelo roteiro.

A espinha dorsal do filme é a viagem em si, mas quando a família chega ao seu destino temos um encontro com uma mensagem bem diferente. Na verdade Pequena Miss Sunshine fala sobre perdedores, vencedores e aceitação. Vale a pena conhecer esta jóia do cinema independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário