quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Os Boas-Vidas (1953)

Os boas vidas (I vitelloni; 1953) foi o terceiro longa-metragem do italiano Federico Fellini e é considerado o primeiro grande filme dirigido por Fellini.

Em Os boas vidas, Fellini busca as memórias de sua adolescência, as madrugadas, as pequenas e cortantes mesquinharias de um grupo de cinco jovens amigos, que vivem como vadios ou inúteis como diz o titulo original "vitelloni" , numa pequena cidade no interior da Itália.Eles vivem uma vida boêmia repleta de bebidas e mulheres. Sem perspectivas, cada um deles encontra um modo de escapar da monotonia da vida provinciana.

Fellini estruturou seu filme de uma forma simples e singela; o roteiro tem o formato de um caderno de notas, retirado do diário de um rapaz de interior que observa as banalidades que o rodeiam. O ritmo narrativo se dispersa se torna leve; ainda que existam momentos de grande dramaticidade como a tumultuada relação conjugal entre o sedutor Fausto e a ingênua Sandra, que será o clímax do filme. Este modo sentimental de ver a vida das primeiras obras de Fellini. O tratamento de Fellini à imagem, o olhar da câmara, permanece despojado, crítico, quase documental. Mas se formos mais fundo há por trás desse olhar que aparece mais evidentemente, um outro olhar: o olhar dos sonhos, expresso principalmente na seqüência do carnaval e na filmagem da madrugada em que, enquanto o sedutor da turma vai para o quarto com mais uma mulher, o intelectual se embeiça pela lábia dum ator e assusta-se quando descobre neste ator desejos homossexuais.

Se em momentos o filme nos parece um registro semi-documental das aventuras, frustrações, desejos e inquietudes destes cinco amigos numa cidade de interior. Em outro vivenciamos um hino de amor à vida mergulhando nas madrugadas insones e costurado pela história sentimental de Fausto e Sandra que, à boa maneira das antigas novelas globais, que após a tempestade, abre-se para o sol e termina bem. Um retrato de província. Uma crônica de costumes. Enfim, um ponto de parada obrigatório quando nos debruçamos sobre a obra cinematográfica de Federico Fellini.

Com belíssima música de Nino Rota parceiro inseparável de Fellini, Os Boas-Vidas conta com ótimo elenco, com destaque para o inesquecível Alberto Sordi (Abismo de Um Sonho), Franco Interlenghi (Vítimas da Tormenta) e Riccardo Fellini, irmão do cineasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário