segunda-feira, 2 de agosto de 2010

As Bicicletas de Belleville (2003)

Esta sensacional animação francesa e voltada para adultos mesmo não tendo nada que proíba as crianças de vê-lo, mas são poucas as que se sentiram atraídas pela historia e o jeito francês de fazer cinema.O filme lembra muito o humor de Jaques Tati (1909-1982).


As Bicicletas de Belleville conta a história de um garotinho triste chamado Champion que é adotado por sua avó, Madame Souza. Procurando fazer a vida do garoto mais feliz, a velhinha o presenteia com um cachorro, mas o animalzinho é logo esquecido pelo menino. Ainda na esperança de motivar a criança, madame Souza descobre por acaso que o menino tem um grande interesse por bicicletas, e lhe dá uma de presente.

Tudo vai bem, e com o passar dos anos, Madame Souza faz com que seu neto se submeta a um treinamento rigoroso, com ela empunhando um apito, até o dia em que Champion se torna um grande ciclista, a ponto de participar da competição Tour de France. Mas durante a corrida, o rapaz e outros ciclistas são seqüestrados por um grupo de mafiosos ítalo-americanos.

Suspeitando da situação, Madame Souza e seu fiel cão Bruno, partem numa grande aventura à procura de Champion, e no percurso recebem a ajuda das "Trigêmeas de Belleville", três mulheres que foram cantoras de cabaré nos anos 30.

Foi para mim uma grata surpresa esta animação francesa, que tem um traço muito peculiar, diferente do que estamos acostumados a ver nas produções americanas, e uma historia muito francesa. O filme é irresistível para os fãs de animação e cinema francês, se você se enquadra em um ou em ambos os casos não deixe de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário