quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Atraídos pelo Crime (2009)


Este filme policial de Antoine Fuqua traz muito do clima de “Infiltrados”, e o diretor volta ao tema de seu “Dia de Treinamento”, ou seja, o ambiente corrompido da policia.


O roteiro se divide na trama de 3 personagens Richard Gere, Ethan Hawke e Don Cheadle que interpretam três policiais do Brooklyn, Nova York, que correm paralelos e irão convergir para um epilogo e um único local.O desfecho é sangrento e pode desagradar a alguns, mas é coerente com uma certa noção de crime/castigo que parece permear histórias em que heróis e vilões se confundem sob a mesma pele. O atormentado Gere vive o veterano que está a uma semana de se aposentar, descrente do ofício e da vida, tem como tarefa iniciar os novatos, sempre loucos por ação. Hawke, o personagem mais denso, é o policial religioso pai de família que se vê tentado a tomar para si o dinheiro de batidas contra o tráfico, para dar um lar melhor para sua esposa doente e seus filhos. E Cheadle é o detetive (Tango) infiltrado numa gangue que, depois de anos, já não consegue desvincular as amizades.

Os 3 são personagens batidos nos filmes policiais e que acaba criando alguns clichês - o personagem de Hawke é praticamente uma versão derrotada de seu policial em “Dia de Treinamento”. Fuqua fez mais um drama, mostrando os conflitos dos personagens, mas mesmo assim não faltam cenas de ação.

Mas o principal problema de Atraídos pelo Crime é mesmo o roteiro do iniciante Michael C. Martin, que se prende a um discurso antes de pensar nas situações, o texto se enfraquece. No fim, Atraídos pelo Crime não tem vigor de um filme-mosaico como Crash - No Limite, mas com as atuações de Hawke, Cheadle e Gere temos um bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário