domingo, 11 de julho de 2010

Lanternas Vermelhas (1991)

Este é o terceiro filme e o que consagrou internacionalmente o ex-fotógrafo e brilhante diretor Zhang Yimou, hoje famoso por “Herói” e "Clã das Adagas Voadoras".

Adaptado do romance de Su Tong e roteirizado por Ni Zhen , o filme se desenrola na China, nos anos 20. Após a morte de seu pai e o conseqüente empobrecimento da família, Songlian (Gong Li), uma jovem universitária é pressionada pela madrasta a se casar com Chen Zuagian, um senhor feudal de uma poderosa família e se torna a sua quarta esposa sem nem sequer conhece-lo.

De repente, ela se vê sozinha em uma casa onde as tradições seculares são seguidas como uma lei por seu marido e todos que a habitam.

Uma das mais importantes regras é a das Lanternas Vermelhas que refere-se a ocasião onde o Senhor escolhia a esposa com qual ira passar a noite. A escolhida terá o pátio em frente ao seu quarto iluminado por Lanternas Vermelhas e também terá direito a mordomias e receberá um tratamento privilegiado por toda a criadagem. Esta antiga tradição gera disputas, intrigas e dramas entre as esposas, que lutam pelo poder.

Obra-prima do diretor Zhang Yimou, Lanternas Vermelhas possui uma fotografia espetacular e uma direção de arte ainda mais bela decorrentes da experiência de Yimou como fotografo. Este é um grande clássico do cinema mundial.

O Governo chines baniu o filme percebendo que as aparencias simbolizam um governo autoritario, na figura do senhor feudal que não dá liberdade de expressão ao indivíduo na pele de Songlian.

Não deixe de ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário