domingo, 18 de julho de 2010

A História Oficial (1985)

Este é o filme de estréia do diretor argentino Luis Adalberto Puenzo, sendo o roteiro também de sua autoria. Premiado com o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, este notável filme argentino também deu o prêmio de Melhor Atriz em Cannes para Norma Aleandro.

Ganhou ainda Globo de Ouro de Filme em Língua Estrangeira, Prêmio do Júri em Cannes e outros em diversos lugares.

Na Buenos Aires dos anos 80, Alicia, uma professora de historia e seu marido Roberto vivem tranqüilamente com Gaby, sua filha adotiva. Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a desconfiar que a menina que adotou seja filha de desaparecida política vítima de repressão militar. Alicia sente-se obrigada questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas conseqüências.

Puenzo, que era publicitario, começou a escrever o roteiro de A História Oficial,no final da sangrenta ditadura militar na argentina e planejava filmar utilizando câmeras escondidas de 16 mm. Entretanto, o regime caiu um pouco antes dele terminar de escrever o roteiro. Mas foi muito corajoso de sua parte abordar um tema ainda tabu na época. Uma das falhas de Puenzo foi pintar com cores tão fortes a total alienação de Alicia - não é plausível uma professora de História tão absolutamente alienada de tudo – que só começa a acabar a partir dessa conversa com sua amiga Ana.

O filme se foca numa história muito humana, sem cair em melodramas. É um belo filme, com interpretações absolutamente extraordinárias, fantásticas e emocionantes. Realizado num estilo forte e intenso, abrindo caminho para a inegável qualidade do cinema argentino dos anos 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário