terça-feira, 20 de julho de 2010

Jardim do Pecado (1954)

"Se a terra fosse feita de ouro, o homem mataria por um punhado de poeira".

Era impressionante o prestígio do gênero western no começo dos anos 50, onde era possível reunir grandes astros do momento num filme como este.Baseado numa história escrita por Fred Freiberger e William Tunberg, "Jardim do Pecado" é um bom faroeste, onde o astro Gary Cooper lidera o trio de americanos que deve entrar na região montanhosa do México, infestada de índios selvagens, para salvar um homem preso dentro de uma rica mina de ouro. Enquanto rumam para o loca, sonhando com a recompensa de dois mil dólares pelo salvamento, questionam se a vida deles vale o risco de salvar alguém que pode até já estar morto. Realizado pelo famoso cineasta Henry Hathaway, o filme procura se concentrar nos relacionamentos entre os diversos personagens, alguns movidos pela influência do ouro.

Com uma narrativa um pouco lenta para os dias atuais pois estamos acostumados com uma narrativa mais ágil e ritmo mais intenso, é impossível não se impressionar com o carisma do elenco (mesmo que não tenha closes porque na época não sabiam usar direito o Cinemascope (widescreen), então no máximo temos planos médios).
O diretor, Hathaway é consistentemente bom, e este foi o único filme do gênero que teve trilha musical do mestre Bernard Hermann ("Cidadão Kane") que soube usar a musica como um dos pontos altos do filme. É exato o suspense que ela provoca quando as emoções tornam-se tensas entre alguns dos principais personagens. Rodado em locações no México, tem bela fotografia.

No elenco, os três maiores destaques são as ótimas atuações de Gary Cooper, Susan Hayward com seu temperamento incendiário,que faz a esposa (o interesse romântico é secundário para se enfatizar o valor da amizade entre homens, tema caro ao Western)e Richard Widmark(um dos melhores bad guys do cinema). Este é o segundo filme de Hayward ao lado de Cooper e o terceiro em que ela é dirigida por Hathaway. Em uma ponta , aparece a porto-riquenha Rita Moreno aparece cantando parte de duas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário