sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

RED – Aposentados e Perigosos (2010)

"Red" é uma adaptação de uma cultuada graphic novel da DC Comics, então neste tipo de filme o que menos importa é historia. O filme já inicia com uma cena absurda, influência dos quadrinhos na narrativa:em que a casa do protagonista, Frank Moses (Bruce Willis), é transformada em peneira por um grupo de atiradores de elite, numa divertida seqüência de ação.Outra cena que segue essa regra, é quando o mesmo Moses desce tranquilamente de um carro em meio a um cavalo de pau, participando de um tiroteio. A cena é absurdamente divertida.

Fora estas e mais algumas seqüências o que vemos é um amontoado de clichês e situações para lá de manjadas. Mas o que consegue salvar o filme é um elenco inspiradíssimo e é a maior curtição ver alguns dos veteranos de Hollywood a todo vapor provando que ainda estão longe de pendurar as chuteiras.

Bruce Willis está muito à vontade fazendo o que sabe fazer de melhor... sendo ele mesmo cheio de biquinhos, num tipo cool e duro de matar, de quem está cansado de ver toda aquela ação. Morgan Freeman é sempre Morgan Freeman ou seja,indiscutívelmente competente. Brian Cox rouba a cena com seu sotaque russo de rachar o bico. E Mary-Louise Parker dá o contraponto "normal" ideal àquelas figuras estranhas que são os 'RED'. Mas nada se compara a ver com a sempre seria Helen Mirren insana com uma super metralhadora ou John Malkovich (impagável) entregando-se aos excessos de atuação aos quais tanto gosta de forma tão divertida (e vê-lo segurando um porco rosa é a melhor coisa do filme), sendo que todos são alvos do Governo americano e precisam descobrir porque estão sendo eliminados.

O diretor alemão Robert Schwenke ( Plano de Vôo) ainda nos brinda com as participações dos grandes Richard Dreyfuss e Ernest Borgnine.

Enfim tirando os clichês, a edição um pouco arrastada e o final totalmente sem graça, “Red” é aceitável pela presença magnética do seu elenco de peso.

O que sobra é um filme de ação despretensioso e engraçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário