quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Americano (2010)

Quem vê o cartaz de “O Americano” tem a impressão que vai assistir a um filme de ação dos tantos produzidos em Hollywood esta enganado, mas isto não é um defeito.

O filme dirigido pelo cineasta Anton Corbijn, fotografo responsável pelas capas de vários discos da banda irlandesa U2, e que iniciou sua carreira de cineasta com o filme “Control”, de 2007 e de “Um Homem Misterioso”, tem um ar de europeu com cenas contemplativas e silenciosas e de uma beleza plástica,que para os espectadores da geração MTV podem ser de difícil digestão.

George Clooney esta brilhante no papel do americano misterioso, que após sofrer um atentado se refugia em uma pequena vila italiana para executar um ultimo serviço.Clooney ta o tom perfeito ao personagem, frio, calculista e misterioso que até no final do filme temos duvidas sobre a identidade do personagem.Mas o personagem esta cansado de tudo isto e busca um envolvimento humano, mas confiança não cabe em seu dicionário.Jack ou Edward é um homem em crise mas não consegue verbaliza-la. Quando ele esta só tudo passa em seu rosto. Quando não esta, na transparece em seu rosto, e para isso somente um ator do nível de George Clooney para dar vida a este personagem.

Corbijn conseguiu fazer um ótimo filme, talvez por fugir do cinema de consumo para um cinema de degustação, onde somos premiados com uma interpretação excelente de Clooney e belas imagens e ainda podemos acreditar em filmes onde os silêncios e quietudes falam mais que efeitos especiais e explosões.

Veja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário