segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Segredo Dos Seus Olhos (2009)

Depois de nos presentear com a obra prima “O Filho da Noiva” , o argentino Juan Jose Campanella, nos traz agora este filme policial e que muito além ao nos envolver em um mundo de relações mal resolvidas, politicagens e suspense.

Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito (Ricardo Darin) se aposenta. Seu tempo livre o permite escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato de Liliana (Carla Quevedo). Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida.

Campanella aproveita sua obra para nos dar uma visão de seu país, especialmente nas decisões repressivas e corruptas do governo de Isabelita Perón, e deixa isto implícito nos fatos e ações dos personagens. Campanella tem o dom de nos brindar com um filme em que em vários momentos acompanhamos o dialogo dos personagens que nos levam em uma direção enquanto o dialogo dos olhos apontam para outra. O filme tem uma direção excepcional e existe um plano-seqüência digno de ser mencionada onde o diretor começa com uma tomada aérea de um estádio lotado, desce em meio à torcida, e entra pelos corredores apertados na perseguição do suspeito pelo assassinato, seqüência esta que por si só já vale o filme.

Na época do Oscar fiquei extremamente surpreso quando o favorito ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “A Fita Branca” perdeu para “O Segredo Dos Seus Olhos”, hoje vejo que a academia estava com a razão.

“O Segredo Dos Seus Olhos” é um filme para ver e rever e com certeza uma das grandes obras de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário