sábado, 18 de dezembro de 2010

Amargo Pesadelo (1972) - Curiosidade

A CENA (REAL) QUE MARCOU O FILME

O filme Amargo Pesadelo estava sendo rodado, no interior dos Estados Unidos.

O diretor John Boorman fez a locação de um posto de gasolina, nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários atores, contracenando com o proprietário do posto, onde ele também morava com sua mulher e filho. Este último autista e nunca saía do terreno da casa.

A equipe parou no posto de gasolina, para abastecer e aconteceu a cena mais marcante, que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.

Num dos cortes, para refazer a cena do abastecimento, um dos atores, que sendo músico sempre andava acompanhado do seu instrumento de cordas, aproveitando o intervalo da gravação, e já tendo percebido a presença de um garoto, que dedilhava um banjo na varanda da casa, aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto.

Como houve uma 'resposta musical", por parte do garoto, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar. O restante vocês verão no vídeo.

Atentem para alguns detalhes:

- O garoto é verdadeiramente um autista;

- ele não estava nos planos do filme;

- A alegria do pai, curtindo o duelo dos banjos... dançando

- A felicidade da mãe, captada numa janela da casa;

- A reação, autêntica de um autista, quando o ator músico quer cumprimentá-lo.

Valem a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto.

A sua expressão, no início, está distante mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música, e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria.

A alegria de um autista, que é resgatada, por alguns momentos, graças a um violão forasteiro.

O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso, preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície.

Depois, ele volta para dentro de si novamente, deixando a sua parcela de real Beleza eternizada "por acaso" no filme "Amargo Pesadelo" (Ano 1972).

Nenhum comentário:

Postar um comentário