quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Inscrições para o 1º Festival de Cinema de Blumenau estão abertas

Evento será de 22 a 27 de abril, no Auditório Willy Sievert, do Teatro Carlos Gomes


Daniela Pereira
daniela.pereira@santa.com.br

Este ano, Blumenau se transformará na cidade do cinema. Entre os dias 22 e 27 de abril, o Auditório Willy Sievert, do Teatro Carlos Gomes, receberá na grande tela o 1º Festival de Cinema de Blumenau. Em paralelo, ocorre a 2ª Mostra de Cinema Infantojuvenil de Blumenau. Durante os seis dias do evento, haverá uma programação abrangente e gratuita, com trabalhos catarinenses e nacionais. Um dos objetivos é incentivar a comunidade a frequentar os espaços e prestigiar as produções culturais, além de valorizar a memória e a história viva do cinema blumenauense.

As inscrições gratuitas começaram em 21 de dezembro e seguem até 24 de fevereiro. Nos últimos dias do ano passado, a organização recebeu oito inscrições de produções de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Há quatro mostras para os interessados se inscreverem, de acordo com o estilo de produção (longas, curtas, ficção e documentário, entre outros).

Para as competições, serão selecionados cinco longas-metragens nacionais, 10 curtas-metragens nacionais, cinco videocliples catarinenses, além de filmes universitários e produções independentes.

Na Mostra Competitiva Herbert Holetz (júri oficial) poderão participar filmes de ficção, documentários e animação brasileiros de curta e longa-metragens, concluídos a partir de janeiro de 2007. A Mostra Jornalista Fernando Arteche (júri universitário) é reservada para produções universitárias e filmes independentes concluídos a partir de janeiro de 2010.

Na Mostra de Videoclipes Catarinenses (júri jovem), as produções precisam ser concluídas a partir de janeiro de 2007. Quem quiser, ainda pode se inscrever para a 2ª Mostra de Cinema Infantojuvenil de Blumenau.

Júri será composto por sete profissionais

As fichas de inscrição podem ser encontradas no site oficial do festival. A ficha deve ser preenchida, impressa e assinada para ser enviada à organização junto com duas fotos do filme e uma do diretor em arquivo .jpg e uma cópia do filme em DVD, devidamente identificada. Todo o material deve ser enviado para o remetente 1º Festival de Cinema de Blumenau (Rua Professor Fernando Ostermann, 131, Bairro Itoupava Norte, Blumenau, Santa Catarina. CEP 89052-110).

A comissão de seleção será formada por cineastas, videomakers, críticos e profissionais de audiovisual. Para a premiação, o júri oficial será composto por sete profissionais atuantes em Santa Catarina. Na competição de longas e curtas, serão premiados melhor filme, direção, ator, atriz, roteiro, fotografia e trilho sonoro. Filme e direção, além de troféus, receberão prêmios em dinheiro.

Também haverá a escolha do melhor filme universitário, melhor filme independente e melhor videoclipe catarinense. Para o cinema infantojuvenil, haverá premiação do júri popular. A cerimônia de premiação será dia 27 de abril.

Conheça quem inspirou o nome das mostras:

— Fernando Arteche Hamilton (1966-2010) trabalhou como apresentador da RBS TV em Blumenau e foi coordenador e professor de Jornalismo na Faculdade Ibes. Pesquisador do Jornalismo e suas funções sociais e culturais, sempre revelou entusiasmo em relação às produções audiovisuais, especialmente o gênero documentário. Arteche foi vítima de um câncer e faleceu aos 44 anos.

— Herbert Holetz desde muito jovem integrou as equipes dos cinemas da região. Foi lanterninha, bilheteiro, subgerente e gerente. Hoje, com 77 anos, continua colecionador, cinéfilo e é agente de cultura da Fundação Cultural de Blumenau. À frente do CineArte, acompanha as sessões no Cine Teatro Edith Gaertner, todas as segundas-feiras.

Regras do festival

— Mostra Herbert Holetz

- Longa-metragem: serão selecionados cinco filmes. Somente poderão participar filmes concluídos a partir de janeiro de 2007.

- Curta-metragem: serão selecionados 10 filmes de até 25 minutos de duração. Somente poderão participar filmes concluídos a partir de janeiro de 2007.

— Mostra Jornalista Fernando Arteche Hamilton

- Mostra Universitária: serão selecionados filmes universitários de curta e média-metragem. Somente poderão participar filmes feitos por universitários com duração máxima de 50 minutos e concluídos a partir de janeiro de 2010.

— Mostra Local: serão selecionadas produções audiovisuais em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos e concluídos a partir de janeiro de 2010. Somente poderão participar produtores independentes residentes em Blumenau.

— Videoclipes catarinenses: Serão selecionados cinco videoclipes musicais catarinenses, em qualquer formato e concluídos a partir de janeiro de 2007.

— 2ª Mostra de Cinema Infantojuvenil: Serão selecionados aproximadamente 30 filmes concluídos a partir de janeiro de 2007.


FONTE: JORNAL DE SANTA CATARINA

Um comentário:

  1. Seu merece essa homenagem.Não vejo a hora de conferir essa mostra.Também tenho um tremendo orgulho em convidá-lo para participar dos meus filmes.Ele é uma grande influência para mim tanto como cinéfilo como para ser cineasta.

    Parabéns Jorge

    ResponderExcluir