sábado, 21 de janeiro de 2012

As Aventuras de Tintim (2011)

Nos idos dos anos 80 fui apresentado aos quadrinhos criados por Hergé pelas mãos do meu grande amigo Georges Rul um dos seguidores do Blog. Assim como com Asterix e Obelix, foi paixão na primeira aventura e então passei a ler e colecionar todos os livros publicados.

A primeira coisa que chama a atenção é a primorosa direção de Arte, pois os cenários do filme são tão minuciosos que tudo parece que foi estudado milimetricamente e o resultado é um espetáculo de técnica e perspicácia.
Juntos Spielberg e Peter Jackson (produção) acertam a mão ao levar para a telona as aventuras do repórter Tintim. Movimentos de câmera incríveis e muita ação nesta fiel aventura adaptada dos quadrinhos. Tão fiel que já rendeu indicação ao Golden Satellites de melhor roteiro adaptado. Ditando o ritmo frenético, temos um grande parceiro de Spielberg, John Williams (trilha sonora). É notória a homenagem e referência a Indiana Jones, faltando apenas o carisma de Harrison Ford nas escapadas de Tintim. O que temos é uma aventura bem comum, mas que funciona muito bem. Spielberg demonstra, mais uma vez, uma maestria incrível para contar histórias simples.

“As Aventuras de Tintim” tem como base os quadrinhos “O Segredo do Licorne” e relata as aventuras de Tintim (Jamie Bell) o jovem repórter que está sempre atrás de uma boa reportagem. Após comprar uma réplica de um antigo galeão, acaba se deparando com fatos mistérios que o levam a uma nova aventura. O galeão desperta o interesse de outras pessoas e Tintim terá que descobrir o que está por trás de toda essa confusão. Assassinato, roubo, traição, um tesouro escondido e muita perseguição. Daniel Craig incorpora o vilão vingativo Red Rackham, enquanto Andy Serkis faz o esquecido e alcoólatra Capitão Haddock. TinTim terá que ajudar o Capitão e desvendar todo mistério por trás dessa louca busca por um tesouro escondido.
É prazeroso ver Spielberg de volta as grandes aventuras dos anos 80 apoiado por um time muito bom. É um filme pop e muito divertido, com seqüências de ação impecáveis. Que venha a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário