sábado, 7 de janeiro de 2012

Historias Cruzadas (2011)

Em 1865 os EUA tomou a frente das nações americanas e aboliu a escravidão, mas o racismo imperou informalmente no pais, principalmente no sul do pais até o final dos anos 60, ou melhor até 1968 quando foi assinado o “ Civil Rights Act”,
Mesmo assim, ainda hoje, os EUA é um país segregado, onde minorias étnicas são empurradas para guetos e crimes raciais são constantes. Há uma tensão racial imanente nos Estados Unidos e que não desaparecerá com filmes ingênuos como "Histórias Cruzadas" ou sérios como “Mississipi em Chamas” de Alan Parker.


“Historias Cruzadas” se passa no Mississipi na década de 1960. Skeeter (Emma Stone)ao contrário da grande maioria das mulheres da época, acabou de terminar a faculdade e sonha em ser escritora. Ela põe a cidade de cabeça para baixo quando decide pesquisar e entrevistar mulheres negras que sempre cuidaram das "famílias do sul". Apesar da confusão causada, Skeeter consegue o apoio de Aibileen (Viola Davis), governanta na casa de uma amiga, que conquista a confiança de outras mulheres que têm muito o que contar. No entanto, relações são forjadas e irmandades surgem em meio à necessidade que muitos têm a dizer antes da mudança dos tempos atingir a todos.

A seu favor o filme tem um ritmo fluido, e uma interpretação memorável de Viola Davis e apresenta alguns momentos tocantes, o filme tende a agradar os espectadores em boa parte do tempo. Apesar de retratar bem algumas situações grotescas, como uma dona de casa que exige que sua empregada vá fazer as necessidades em um outro banheiro ou um homem pedindo de maneira mal educada um sanduíche, o roteiro tem dificuldades em nos transmitir a dor que as pessoas retradas no filme realmente sofreram.Esse material poderia render um filme mais denso, mais sério, menos colorido, um filme que fosse um retrato honesto daquele triste período e um alerta da segregação que ainda hoje é a realidade da maioria das cidades americanas onde os subempregos ainda dependem do trabalho dos negros e dos imigrantes latinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário