quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Contágio (2011)

O novo filme de Steven Soderbergh mostra de uma maneira diferente a idéia de um apocalipse. Contágio não retrata apenas como o apocalipse se aproxima e se estabelece, mas o efeito devastador que o perigo que não pode ser visto a olho nu causa no cidadão comum, bem como a reação do governo e afins diante do fim iminente.

A pandemia de Contágio, inicia misteriosamente na Ásia, mata infectados em alguns dias e, semanas depois, está plenamente instalada em quatro continentes. Soderbergh cerca-se de atores consagrados como Matt Damon, John Hawkes,Laurence Fishburne, Kate Winslet, Elliot Gould, Marion Cotillard, e Jude Law para mostrar como a sociedade reagiria a um vírus mortal que pode ser transmitido pelo simples toque.

A principal força de Contágio não está, no roteiro pois a trama é até simples,mas sim na força de seus personagens. Soderbergh filma com enquadramentos "duros", de movimentos econômicos, e com a câmera à meia distância dos atores - um jeito aparentemente desapaixonado de encarar um tema tão dramático, mas esse estilo ajuda a dar ao filme um tom mais clínico. O distanciamento é uma boa forma, também, de valorizar os close-ups quando eles acontecem.

Cinema da melhor qualidade.

Não deixe de ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário