domingo, 1 de maio de 2011

Incêndios (2010)

Quando 1+1 é igual a 1, esta é a resposta para “Incêndios”, filme canadense que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano.

Incêndios” é baseado na história do dramaturgo libanês Wajdi Mouwad, dirigido pelo cineasta Denis Villeneuve e estrelado pela belga Lubna Azabal. Ela interpreta maravilhosamente a protagonista, Nawal Marwan, enredada numa trágica história, unindo amor e política no Oriente Médio.

O enredo tem seu ponto de partida no Canadá, onde um tabelião, Jean Lebel (Rémy Girard, de "As Invasões Bárbaras"), convoca ao seu escritório os irmãos gêmeos Simon (Maxim Gaudette) e Jeanne Marwan (Mélissa Désormeaux-Poulin) para a leitura do testamento da mãe, Nawal.

Nawal deixou expressa uma estranha condição - que seu sepultamento não seja completado antes que os filhos entreguem duas cartas. Uma, para um irmão, cuja existência desconheciam. Outra para o pai, que julgavam morto.

Esta jornada em busca de respostas é bifurcada e duplamente fascinante, e os leva a um pais do oriente médio que nunca é identificado, dando uma universalidade aos fatos que vamos acompanhar.A história é entrecortada de flashbacks do passado da mãe e uma narrativa arrebatadora. Nesta viagem vamos ter contato com sentimentos intensos e experiências brutais e os irmãos (bem como o espectador) terão um processo de descoberta tão penoso quanto o calvário que viveu Marwan. Aos poucos a história vai desnudando aos nossos olhos uma mulher admirável, que mesmos nos momentos mais difíceis não dobrou o seu espírito.

Outra grande sacada de Villeneuve é não situar o tempo, o lugar ou a guerra que se desenrola ali, pois a mensagem é um alerta aos horrores, as intolerâncias e conseqüências dos conflitos entre os povos.

Incendios” comprova que não são necessários uma penca de efeitos especiais, astros e muito dinheiro para fazer um grande filme, precisamos sim de uma grande história.

Não deixe de ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário