domingo, 9 de janeiro de 2011

VENCER (2009)

"Vencer" (Vincere) é uma obra prima do italiano Marco Bellocchio, que se impõe há algum tempo como o maior cineasta italiano da atualidade, ativo desde a década de 1960 e geralmente se apresentando como dono de uma obra contestadora, ao mesmo tempo reflexiva e auto-interrogativa.

Este é um drama histórico que acompanha a história real de Ida Dalser, supostamente a primeira esposa de Benito Mussolini.

O filme começa na década de 1910, com o futuro líder fascista (vivido por Filippo Timi) falando que Deus não existe para um grupo de católicos de Trento, em nome do grupo socialista do qual se tornaria porta-voz. A ousadia de Mussolini encanta a jovem Ida (Giovanna Mezzogiorno), e os dois logo se tornam amantes às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Deste relacionamento nasce Benito Albino Mussolini, mas o que Ida desconhece é que Mussolini é casado com outra mulher, Rachele (Michela Cescon). Nos anos 1920, já conhecido como Il Duce (O Líder), Mussolini abandona Ida que, revoltada, exige seus direitos. Ela acaba sendo separada do filho e internada em um hospício, e passa o resto de sua vida alternando entre clínicas psiquiátricas e mantendo o discurso de ser a primeira esposa do ditador.

"Vencer" foi filmado como uma grande ópera, com músicas dramáticas pontuando as cenas mais densas.Na segunda metade do filme, o diretor Bellocchio optou por usar cenas reais de Benito Mussolini, o que dá mais veracidade ao longa que mostra, acima de tudo, como uma imagem política e o poder de persuasão são construídos.

Mussolini começou enganando Ida para depois enganar meio mundo. Seu discurso manipulador não é muito diferente do que se ouve por aí, nos dias de hoje principalmente do atual governo, sendo que Mussolini começou sua vida como sindicalista. Por isso o filme de Marco Bellochio é muito mais do que um relato histórico; é, também, uma crítica à política.

"Vencer" é um estudo acerca do surgimento e transformação de um homem em mito − numa alteração não apenas psicológica, mas, sobretudo física (o que não se refere a um simples e natural envelhecimento, e sim uma mutação que vai tornando a sua imagem mais ameaçadora e monstruosa), enquanto uma mulher não abre mão de seu Amor e seus direitos.

Não deixe de ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário