terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Turista (2010)

O diretor Florian Henckel von Donnersmarck que em 2006 nos deu o ótimo “ A Vida dos Outros” grande vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, volta agora com um filme que hora tenta ser hora uma comedia romântica e hora um thriller policial.

Tive a impressão que Donnersmarck tentou fazer um filme nos moldes dos clássicos “Charada” de Stanley Donen e “Ladrão de Casaca” de Alfred Hitchcock, mas o que conseguiu foi um filme com belas paisagens, filmado em Paris e Veneza com uma trama absurda.

O filme começa com uma melhor misteriosa, Angelina Jolie, que lembra Audrey Hepburn ou Grace Kelly, em um café de Paris. Ela escapa dos policiais correndo para dentro do metro, pega um trem noturno para Veneza, isto sem causar uma ruga em seu vestido ou um cabelo fora do lugar. Dentro do trem vamos encontrar Cary Grant ou melhor Johnny Depp, um prestativo professor de matemática de Wisconsin.

Ela acaba seduzindo o professor para os seus interesses,e ai começam os problemas. Acho que Angelina sacou que o filme era uma piada e se diverte no papel esbanjando sexualidade e o encontro dos dois deveria ser espirituoso e engraçado, mas Depp, no entanto, interpreta seu professor de matemática sério e com um toque de tristeza.

No mais temos todos os clichês do gênero: o homem do mistério habitual que roubou milhões de um gangster, parceiro da mulher misteriosa - os policiais da Scotland Yard que a perseguem na intenção de capturá-lo - e o gangster e seus pistoleiros que também estão no rastro do ladrão.

Junte todos e tempere com perseguições sobre os telhados de Veneza, jantar em um trem, uma cena em um cassino, vestidos de grife e uma perseguição pelos canais com Jolie no controle de um barco –táxi.

Os papéis coadjuvantes são preenchidos por atores excelentes, e este é mais um sinal da pobreza do filme, pois nenhum consegue marcar. Você tem Paul Bettany e Timothy Dalton como policiais, Steven Berkoff como o gangster e Rufus Sewell como "o inglês".

O roteiro é de Christopher McQuarrie (vencedora do Oscar por " Os Suspeitos ") e Julian Fellowes (vencedora do Oscar por" Assassinato em Gosford Park "), juntamente com von Donnersmarck. É baseado em um filme francês escrito por Jerome Salle, que foi nomeado para um Cesar.

Para ver e esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário