quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Último Pistoleiro (1976)

É um encontro de grandes nomes do cinema sob a batuta de Don Siegel, e a despedida de John Wayne das telas, pois ele faleceu 3 anos depois em 11 de junho de 1979.

O filme conta o final da vida de John Bernard (J.B.) Books (Wayne), um veterano pistoleiro, que no passado já havia matado mais de trinta homens. Em 1901, ele sofre de uma doença terminal (câncer ) vai à Carson City, (Nevada), (no livro era El Paso (Texas)). Sua intenção é visitar um médico, seu velho amigo Doc E.W. Hostetler (James Stewart), em busca de uma segunda opinião. Depois de confirmado o diagnóstico, Books aluga um quarto da viúva 'Bond' (apelido que significa "mulher") Rogers (Lauren Bacall), que mora com o filho, Gillom Rogers ( Ron Howard, que mais tarde se tornaria diretor). A presença de Books vira notícia, pois ele é muito famoso. E logo começam a chegar antigos inimigos à cidade. Mesmo debilitado, Books resolve confrontá-los, sabendo que esse será seu último desafio.

O roteiro tem muito a ver com a própria vida do ator, que também lutava com um câncer. O filme é baseado no livro de Glendon Swarthout, e Wayne, esta perfeito em seu último papel e podemos ver o homem que melhor se identificou com os heróis da colonização americana, morreu vítima de câncer nos pulmões, mas entrou para sempre no Olimpo dos deuses da sétima arte. Obra máxima de sua carreira. Imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário