sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia de Treinamento (2001)

Este filme aborda um tema bastante conhecido em nosso país, a corrupção policial, sendo que a ação transcorre em um único dia como adianta o titulo e relata a história de Jake Hoyt (Ethan Hawke), um jovem policial de Los Angeles, que tem como sonho entrar na equipe de narcóticos da polícia local. Mas quando ele finalmente consegue este posto recebe como oficial de treinamento e parceiro Alonzo Harris (Denzel Washington), um policial veterano e corrupto. Com o passar do dia o jovem policial é exposto a todo tipo de corrupção existente, é obrigado a usar crack e é ainda acusado de assassinato. Assim o treinamento será feito não numa sala de aula nem numa repartição policial, mas sim diretamente nas violentas ruas de Los Angeles. Em poucas horas, o jovem Jake vai perceber que ele está nas mãos de uma personalidade perigosa, perturbada e polêmica. Todos estes acontecimentos são orquestrados por Alonzo a fim de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que pode fazer com que ele seja morto se não conseguir uma grande quantia de dinheiro até a meia-noite.

Com “Dia de treinamento” vemos que a realidade norte americana não foge a nossa, apesar de sutis diferenças, como equipamentos. Se nas favelas cariocas a presença da polícia é anunciada por fogos de artifício, nos bairros barra-pesada de Los Angeles os criminosos soltam pombos para alertar seus colegas. E a realidade fica mais próxima quando Alonzo profere seus lemas “Somos a polícia: nós podemos tudo” ou “Para proteger o carneiro é necessário vigiar o lobo. E para isso é preciso ser igual ao próprio lobo”,

Com as devidas ressalvas moralistas – afinal, é um filme hollywoodiano –,o diretor Antoine Fuqua, especializado em videoclipes, utiliza grandes closes e muita câmera na mão para dar um tom mais realista ao seu filme. Quase documental. O estilo de Fuqua praticamente coloca o espectador no banco traseiro do carro de Alonzo e Jake, fazendo-o participar vividamente da ação. Suja e escura, a fotografia é coerente com o tema. O resultado é envolvente.

Denzel Washington e Ethan Hawke concorrem respectivamente aos prêmios Oscar de Ator e Ator Coadjuvante por este filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário