quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SALT (2010)

Salt ou Edwin A. Salt é um oficial da CIA acusado de ser espião russo por um desertor soviético da época da Guerra Fria. A missão de Salt é evitar ser preso e provar sua inocência. Bem, este foi o roteiro desenvolvido para ser estrelado por Tom Cruise, mas ele pulou fora, certo ele. Deste modo sai Cruise e entra Angelina Jolie. No roteiro, Wimmer mudou o básico: Edwin Salt se tornou Evelyn Salt.


Evelyn Salt é uma mistura de Jason Bourne, Ethan Hunt e uma versão moderna de MacGyver, improvisando armas com todo tipo de objeto em cena, além do mais o diretor Phillip Noyce não é Paul Greengrass assim como Salt também não é Bourne. A direção de Noyce é irregular e o roteiro não envolve o espectador.

Após ver o trailer e dar uma lida da sinopse, você pode identificar Salt com um thriller, com alto teor de suspense. Apesar de possuir uma premissa favorável ao gênero, Salt acaba sendo um simples filme de ação. O que faz com que as viradas na trama, absurdas por natureza, se tornem potencialmente cômicas. Como o mistério da premissa de Salt é solucionado logo na metade do roteiro, fica difícil entrar em detalhes sem entregar demais.
O Filme inicia com Salt interrogando um agente russo que se entrega ao FBI e ao serviço secreto americano. O agente Orlov explica um plano de ataque dos russos, que treinaram crianças para que, quando adultas, infiltrassem diferentes áreas do governo americano. Orlov revela que existe um plano para matar o presidente russo, que o assassino se chama Evelyn Salt, fazendo deste modo Salt com que ela tenha que provar o contrário. Nisto se resume o “suspense” do filme.

As cenas de ação não deixam a desejar, são extremamente bem coreografadas, mas um tanto exageradas. Enquanto isso, a trama é atropelada e chega ao ponto de ser invariavelmente previsível muito antes do desfecho da trama

Apesar do bom elenco, encabeçado pela ótima Angelina Jolie, Salt tem méritos apenas em suas seqüências de ação, mas não passa de um péssimo Missão Impossível feminino.

Respondendo a pergunta do cartaz: Quem é SALT? Salt é uma diversão descerebrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário