quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Os Irmãos Cara de Pau (1980)

"Eles nunca serão pegos. Eles estão numa missão divina.". Esta é a frase que resume esta ótima comédia musical que fez enorme sucesso nos EUA e mais tarde tornou-se um Cult do cinema. dirigido por John Landis. Estrela o filme a dupla John Belushi e Dan Aykroyd, famosos comediantes do programa de TV "Saturday Night Live" e que depois fariam carreira de sucesso no cinema.


Jake e Elwood Blues (Belushi e Aykroyd), dois ex-gangsters, precisam ajudar a salvar o antigo orfanato em que foram criados. Para isso, decidem reunir sua antiga banda para tentar ganhar algum dinheiro honesto, e assim alcançar sua própria redenção.

Nessa missão divina, Os Blues Brothers serão perseguidos pela polícia, pelos neonazistas, pelo exército e fúria de uma ex-namorada de Jake, uma mulher misteriosa armada até os dentes.

Nos quadros musicais temos muitas canções R&B e soul, interpretadas por grandes nomes. Você vai ver e ouvir em cena nomes como James Brown,Ray Charles (ótimo), James Lee Hoker e Aretha Franklin, tocam e cantam com toda a excelência de serem os grandes nomes do “blues” e do “soul music” norte americano. Não dá para também esquecer a própria “Blues Brothers Band”, que além de contar com famosos instrumentistas, ainda tem John Belushi (neste que foi seu maior sucesso e que logo depois morreria de overdose) e Dan Aykroyd cantando muito bem (a “Blues Brother Band” é composta por: Steve Cropper, Duck Dunn, Murphy Dunne, Willie Hall, Tom Malone, Lou Marini, Matt Murphy e Alan Rubin).Além deste seleto grupo de músicos, “Os Irmãos Cara de Pau” tem ainda a participação especial de Carrie Fisher, Steven Spielberg,Frank Oz e Henry Gibson.

Para completar, o filme conta com algumas fantásticas perseguições de carro, como uma dentro de um shopping Center. Para quem gosta de ver o bom e velho blues sendo tocado por grandes nomes, esse filme é uma ótima recomendação. O problema é que o oposto também é válido: pessoas que não gostam do estilo de música vão achar o filme fraco e as constantes interrupções musicais tediosas. Mas esse é o problema com qualquer musical: ame-o ou deixe-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário