segunda-feira, 24 de maio de 2010

Desejo e Reparação (2007)

"Desejo e Reparação", inspirado no livro do escritor inglês Ian McEwan é a história de um erro trágico capaz de alterar vidas e também da perseverança de uma pessoa em reparar o mesmo. O filme desenvolve-se como um grande enigma que vai se resolver apenas em seu último ato.Aos 13 anos, a aristocrática Briony, uma precoce aspirante a escritora, pensa ter visto sua irmã mais velha, Cecilia, ser assediada por Robbie, o filho da empregada. Numa uma série de confusões e movida por ciúmes, Briony o acusa falsamente de um crime que irá destruir não apenas a vida dele mas de toda a família, inclusive a dela.

O longa conta a história sem uma ordem cronológica, ou seja, primeiro lança o ponto de vista da narradora e depois como realmente sucederam os fatos, sendo seu enredo extremamente original.

Temos então um segundo ato, quando o rapaz serve na Guerra lutando na França,é neste momento que o filme tem sua seqüência mais bela e notável dentre vários momentos inesquecíveis criados por Wright e seu diretor de fotografia, destaca-se um plano seqüência de cinco minutos em que Robbie anda pela praia que serviria de retirada dos soldados britânicos. A cena retrata o desespero de milhares de soldados que, sem saber quando chegará sua vez de ir para casa, destroem tudo (veículos, animais, etc.) que poderia ser usado posteriormente pelos nazistas. Só por esta sequencia “Desejo e Reparação” já merece ser conferido, que conta com milhares de figurantes e revela todo o talento do diretor.


O filme é a confirmação do talento que o diretor Joe Wright que já havia demonstrado no ótimo "Orgulho e Preconceito". Mesmo assim, nada tinha me preparado para o impacto emocional do filme.


Neste seu segundo longa-metragem, o cineasta Joe Wright mostra que está amadurecendo o talento, além disso ele consegue extrair do elenco ótimas atuações, que é composto de Keira Knightley (Cecilia),  o escocês James McAvoy (Robbie). Mas o papel mais importante é o de Brioni, interpretado em três momentos distintos por Saorsi Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave.

Outro ponto fortedo filme é a sua esplêndida trilha sonora assinada pelo italiano Marianelli.


Vencedor de vários prêmios, como o Globo de Ouro de melhor filme e trilha musical e o Bafta de melhor filme e direção de arte, foi indicado ao Oscar de melhor filme, direção de arte, fotografia, figurino, atriz coadjuvante para Saiorse, roteiro adaptado (Christopher Hampton) e venceu a estatueta de trilha musical.


Este é um filme que considero indispensável para se ter na sua coleção.



Frase do dia: "Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary"

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário