domingo, 2 de maio de 2010

Como surgiu esta Paixão?


O cinema começou a fazer parte da minha vida durante a infância. Isso ocorreu graças a um apaixonado pela sétima arte, meu pai. Ele foi gerente do cinema mais antigo da cidade de Blumenau, o saudoso Cine Busch. Cresci respirando cinema. Dentro do Cine Bush vivi muitas das aventuras de minha infância, através da tela do cinema e no interior do mesmo.

Meu pai acumulou durante a sua vida uma fabulosa biblioteca cinematográfica, nela passei muito tempo buscando informações sobre a vida de atores e diretores, informações sobre filmes e até mesmo técnicas e termos usados no dia a dia da produção de um filme.

Minha mãe foi companheira inseparável nas sessões de cinema. Naquela época eram poucos os filmes que permaneciam muito tempo em exibição, desse modo, chegavamos a ver de três ou quatro filmes por semana. Mais tarde quando a empresa para qual meu pai trabalhava adquiriu um segundo cinema (Cine Blumenau) assistíamos até 6 filmes por semana.

Uma das lembranças mais gostosas era assistir a um filme sentado no balcão. Balcão???? Sim. Para quem frequentou os antigos cinemas de rua, denominação dada com o surgimento das salas de cinema em shopping centers, o balcão era uma área fechada que somente era aberta nos dias de lotação. Imaginem um garoto de dez anos sentado, sozinho nesta área, eu me sentia, como disse DiCaprio em Titanic, "o dono do mundo". Naquele universo maravilhoso mergulhado na escuridão e no silêncio tendo a minha frente apenas aquela tela onde se desenrolavam fantasias e emoções. Talvez por isto, hoje, quando vou ao cinema busco as sessões menos lotadas. O que tenho visto atualmente é uma total falta de respeito por parte do público, que durante a exibição manipula celulares e máquinas digitais ou bate papo.

Um filme, como uma pintura ou um bom prato, precisa de um ambiente propício para ser devidamente apreciado.

Pretendo em minhas postagens, falar desta paixão, das lembranças, assim como expressar minha opinião sobre diversos filmes.

Boa Noite e Boa sorte.

2 comentários:

  1. Deve ser mesmo uma nostálgico lembrar dessa infância fantástica onde o cinema de rua ainda existia. Hoje só encontramos cinema dentro dos shoppings, infelizmente. Concordo com o desrespeito do público frequentador de cinema (sim ,aquele que vai uma vez ou outra com a namoradinha, porque o ingresso é mais barato, enfim, esses não são amantes da sétima arte) que insistem em fazer da sessão um banquete, uma sala de bate-papo ou uma teleconferência. Vou começar a acompanhar teu blog, continue com as postagens Jorge. Forte abraço.

    ResponderExcluir