Este é um clássico do suspense frances e conta a historia do jovem amoral Tom Ripley (Alain Delon) que aceita de um rico industrial a missão de trazer de volta para casa, seu filho Philippe (Maurice Ronet), que vive com a namorada Marge (Marie Laforêt), na paradisíaca Riviera Italiana. Frio e calculista, Ripley se aproxima de Philippe, tornando-se seu melhor amigo. É o início de um plano diabólico.
Com direção precisa de René Clément (Brinquedo Proibido), “O Sol por Testemunha” é um eletrizante filme noir "invertido", em que o sol sufocante toma o lugar das sombras da noite.
O filme envelheceu mal e hoje algumas situações soam meio falsas, mas algumas coisas, é claro, sobrevivem. A fotografia de Henri Decae, um dos melhores diretores de fotografia do cinema. A música de Nino Rota, um dos maiores compositores do cinema. Para minha surpresa quem faz uma ponta no filme e a bela e ofuscante jovem Romy Schneider, pena ela aparecer rapidamente numa seqüência numa rua de Roma, logo no início do filme.
Este trabalho de René Clement marcou toda uma geração pelo excelente adaptação do roteiro e os jovens atores Alain Delon e Romy Schneider que depois se tornariam verdadeiros mitos do cinema mundial.
Veja!