sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fora-da-lei (2010)

Fora-da-lei” é uma produção entre França, Argélia, Bélgica, Tunísia e Itália e trata de um assunto bastante delicado ainda nos dias atuais, a luta da independência da Argélia, que foi ocupada no século 19 e libertada apenas em 1962. Já rendeu grandes filmes como “A Batalha de Argel” de Gillo Pontecorvo. Não é o caso aqui, que tem mais jeitão de novela com seus 138 minutos de duração e traça a saga de três irmãos argelinos.


Em 1920, Said, Messaoud, Abdelkader e seus pais são expulsos de suas terras para dar lugar a um colonizador francês. Eles mudam para a cidade de Setif, onde logo após o fim da Segunda Guerra, ocorre uma carnificina durante uma passeata pacifica. No massacre a família perde o pai e duas irmãs e então é iniciada a saga dos três irmãos que seguem caminhos diferentes para se reencontrarem na França.


O filme é claramente tendencioso para o lado argelino, e é apresentado num esquema quase didático servindo mais como aula de história do que bom cinema. Mas vale uma espiada, pois esta bem acima da média dos filmes atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário