domingo, 17 de julho de 2011

Alzheimer Case (2003)

Foi uma surpresa descobrir este filme, pois chega a ser uma raridade, se assistir um filme belga. ainda mais não falado em francês. Pena que este bom filme recebeu um titulo não muito atraente no Brasil, mas esta fita policial, bastante violenta, bem realizada, com muito clima que lembra "Seven" bem como " Amnésia", por motivos óbivos, e " O estranho", de Soderbergh, como Terence Stamp). O ideal teria sido usar o título "Memória de um Assassino", como em certos países.

A história se inicia em Marselha, onde Ângelo,um assassino de aluguel quase aposentado é contratado para uma última missão. Ele não quer aceitar, devido ao seu estado de saúde, uma vez que sofre do mal de Alzheimer (por isso ele escreve o nome das futuras vítimas em seu braço para não esquecer), mas o seu contratador força a barra e ele acaba indo para a Antuérpia, na Bélgica, fazer valer a sua missão.


Chegando lá, ele mata a sua primeira vítima, um funcionário do alto escalão. Ao descobrir que a segunda vítima é uma menina de 12 anos, ele questiona o seu cliente, diz que se recusa a matar menores de idade. O cliente se irrita, manda outro assassino matar a menina e ir atrás de Ângelo, para matá-lo também. Ângelo resolve se vingar, indo atrás de seu cliente e matando todos que estão em seu caminho.


Paralelo, temos a história de 2 detetives que tentam descobrir a história por trás de todos os assassinatos, e o destino vai cruzando o caminho deles com o de Ângelo.


Embora a idéia do assassino recusar um caso e ir contra o Sindicato do Crime seja velha, tem reviravoltas diferentes e foi realizada com eficiência. O filme é interessante, têm uma boa dinâmica, bons atores. Tecnicamente é correto, tem boa fotografia, som, trilha sonora. Faz uma crítica a corrupção na polícia e na política. Não traz nada de novo, apenas uma história bem contada


Não se pode esquecer que na Bélgica ocorreram grandes escândalos sobre redes de prostituição infantil e pedofilia. Quem gosta do gênero, vale checar. Foi o filme indicado oficialmente para o Oscar de Filme Estrangeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário