domingo, 17 de abril de 2011

Enigmas de um Crime (2008)

Uma série de assassinatos assombram Oxford ultimamente e a esperança dos moradores da região estão com dois homens: Arthur Seldom (John Hurt), um prestigiado professor de lógica, e Martin (Elijah Wood), um jovem estudante que acabara de chegar à universidade na expectativa de estudar com o professor. Ao que tudo indica, os crimes estão ligados por códigos, estranhos símbolos e números matemáticos. Professor e estudante juntam suas habilidades para desvendar o mistério e montar esse difícil quebra-cabeça. Na medida em que Martin chega perto da verdade, aumenta a sensação de insegurança e incompreensão com o mundo ao seu redor.

Dirigido pelo espanhol Alex de la Iglesia, protegido de Almodóvar, que esteve a frente dos cultuados como “O Dia da Besta” e “O Crime Perfeito”, em sua estréia internacional não consegue fazer mais do que um filme banal para o gênero suspense investigativo, tipo “O Nome da Rosa” e a franquia milionária que iniciou com “Código Da Vinci”.

O filme conta com um elenco bastante interessante, Elijah Wood, John Hurt e Leonor Watling, mas ficou inédito em nossos cinemas, tanto que eu esperava mais deste mistério policial britânico.

A idéia é boa: decifrar os crimes por meio de códigos, símbolos e números matemáticos, inclusive um teorema difícil de decifrar. Logo no começo, há uma citação do diretor Brian De Palma com uma longa tomada de dois minutos, passando por vários ambientes até revelar a primeira vítima, uma mulher, uma das melhores seqüências do filme, você vai entender ao final.

Ainda assim é um gênero raro hoje em dia e sempre intrigante, ainda mais por ter um ritmo lento e não contar com efeitos especiais. Ganhou os Goyas de montagem, diretor de produção e trilha musical e foi indicado como diretor, filme e roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário