domingo, 27 de março de 2011

A Noite de São Lourenço (1982)

Vencedor do Prêmio Especial do Júri em Cannes em 1982 é um filme brilhante, sim brilhante, emocionante, espetacular. Em minha opinião este é provavelmente o melhor filme da dupla de irmãos italianos, os talentosos Paolo e Vittorio Taviani, de "Pai Patrão", e que aqui recontam fato que aconteceu em sua cidade natal de San Mariano, na Toscana, quando eles eram pequenos.


Na Itália em agosto, à noite com mais estrelas cadentes no céu é conhecida como noite de São Lourenço, é também quando se fazem os pedidos, principalmente amorosos, já que São Lourenço é o padroeiro dos namorados. Seguindo a tradição, uma mulher faz um pedido a uma estrela cadente: contar a um ente querido uma história que ocorreu a muitos anos neste mesmo dia. Em 1944, os habitantes de San Miniato, na Toscana, são reunidos pelos nazistas na igreja local e então massacrados (na vida real, os Taviani escaparam por sorte). Só sobreviveram os que fugiram em direção aos norte-americanos que estão invadindo a Itália naquele instante.

O filme é comovente, com o uso esplêndido de uma trilha sonora casado à edição, fazendo paralelos com conflitos anteriores. Os irmãos têm o hábito de dirigirem cada um deles um plano e assim sucessivamente. É curioso como deu certo neste filme, que utiliza atores quase todos amadores (fora a dupla de protagonistas, que veio de "Pai Patrão"). Funciona como arte, emoção e diversão. Excepcional.

O filme tem aquela coisa em que os italianos são especialistas – o painel, o afresco, o retrato de uma realidade grande, vasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário