segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lola Montès em versão restaurada

A Versátil lançou no mercado uma magnífica versão restaurada do mestre Max Ophüls, seu canto do cisne – Lola Montès (1955).

O filme acompanha a história de Lola Montès (1821-1861), uma dançarina e cortesã do século XIX. Lola Montès, interpretada por Martine Carol conta a história de seus numerosos romances escandalosos, principalmente com o compositor Franz Liszt e com o Rei Ludwig I da Baviera.



Ophüls nos conta a história de Lola através do cenário do circo onde ela passa o fim de sua vida como performer e através de vários flashbacks.
Ophüls foi duramente criticado pelo uso de flashbacks o que fez o filme ir mal nas bilheterias. Em resposta, os produtores suprimirão varias tomadas do filme e chegaram  a remonta-lo em favor de um enredo em ordem mais cronológica, contra a vontade do diretor.
De acordo com o critico Roger Ebert, uma "versão barbaramente massacrado estava em circulação há alguns anos", após a morte de Ophüls.

Versões restauradas do filme foram exibidas no New York Film Festival em 1963 e 1968, mas ainda tinha-se a certeza que ainda não se tinha a obra como planejada por Ophüls, uma vez  que certos elementos continuavam desaparecidos e acreditava-se que estavam perdidos.

Mas após descoberta das filmagens perdidas, consegui-se montar uma nova versão editado de acordo com as intenções originais de Ophul. O filme foi reparado por Martina Müller e Werner Dutsch.Ele foi exibido no Festival de Cinema de Nova Iorque, na versão restaurada em 26 de setembro de 2008.

Esta nova versão de Lola Montes lançada pela Rialto Pictures nos traz o filme completamente  restaurado, em versão widescreen e com cinco minutos de cenas adicionais nunca antes mostrados em qualquer lançamento nos EUA.

Assista e entenda porque este melodrama de impressionante beleza visual foi considerado uma obra- prima absoluta entre críticos e cineastas de todo o mundo, como Roberto Rossellini, Stanley Kubrick e François Truffaut.

A Versátil nos traz esta versão belamente restaurada e com vários extras: O making of de Lola Montès (70 min.), Trailer da versão restaurada, Featurette com a atriz Martine Carol, Vida e Obra de Max Ophüls.


Peça que deve estar na estante de todo colecionador amante da sétima 
arte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário