domingo, 25 de agosto de 2013

Fanny e Alexander - Edição de Colecionador em Blu-ray

A Versátil Home Vídeo trouxe mais uma joia para os cinéfilos ao lançar Fanny e Alexander  em

Blu-ray numa belíssima edição de colecionador.  Bergman tinha 74 anos quando fez este seu último grande filme e Fanny e Alexander foi concebido como um testamento, um resumo de toda sua obra (onde ele aborda temas falando de infância, família, religião, teatro e até Deus), estranhamente é um filme leve e otimista, podemos dizer que Bergman estava de bem com o mundo.

Fanny e Alexander foi lançado em 1982 e pensado para ser uma espécie de despedida uma vez que quando o fez ,Ingmar Bergman, estava então com 64 anos. De fato, apesar de ter morrido apenas em 2008, ele não voltaria a dirigir longas metragens para o cinema – apenas peças teatrais e filmes para a televisão – o filme é, ao mesmo tempo, uma síntese de sua obra monumental e um mergulho na subjetividade do artista.
Vencedor de quatro Oscars em 1983 – melhor filme estrangeiro, fotografia, direção de arte e figurino e indicado ainda como direção e roteiro –, Fanny e Alexander tem a peculiaridade de ser uma superprodução requintada, suntuosa, mas também uma obra intimista, muito pessoal quase autobiográfica.

A História se passa na Suécia, no inicio do século XX onde somos apresentados ao menino Alexander (Bertil Guve) que seria um alter ego de Bergman: descendente de uma família de artistas de teatro, alegre, barulhenta e muito expressiva, ele vê sua vida se transformar, de uma hora para outra, com a morte do pai.
Desolada e perdida com a perda, a mãe do garoto e de sua irmã mais nova, a doce Fanny, se casa um tanto às pressas com um rígido e opressivo pastor luterano, que acaba servindo às crianças como algoz. Um contraponto em forma de padrasto ao ambiente idílico, criativo e livre em que eles viviam antes.

A historia se desenrola pelos olhos e o ponto de vista de um garoto de dez anos, Alexander e sua irmã, Fanny, de oito. São obsessões, ódios, erros e arrependimentos, hipocrisia que marcam a vida deles. Não é um filme fácil nem de analisar, nem de resumir. É um compêndio de diversos temas que Bergman abordou em sua obra, de suas neuroses, alegrias, exuberância, dor e tormento.

Esta edição vem com  vários extras:

- Diário de uma Filmagem – imperdível que retrata em detalhes os bastidores da produção (110 min.)
- Bergman Dá Adeus ao Cinema (59 min.)
- Uma Tapeçaria Bergmaniana (39 min.)

Link para compra: http://www.livrariascuritiba.com.br/blu-ray-fanny-e-alexander-edicao-definitiva-2-bds,product,AV089648,2777.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário