terça-feira, 27 de agosto de 2013

Brasil no Cinearte da Fundação Cultural de Blumenau

Coluna Prosa e Verso para o dia 24 de agosto

Gervásio Tessaleno Luz


Como gerente de cinemas em Blumenau, Joinville e Gaspar, Herbert Holetz sempre divulgou o cinema brasileiro. O seu Cinearte, 10 anos de existência, fincado na Fundação Cultural de Blumenau, principia todo ano com produções nacionais. Agora, em setembro, teríamos 5 filmes. Ninguém se lembrou de que na segunda-feira, dia 2, comemoram-se 136 anos de fundação de Blumenau. É feriado e, portanto foi cancelada a exibição de Memórias póstumas. Ficam então:

O Estômago (2008, coprodução com a Itália), dia 9 – Raimundo Nonato acaba de chegar a São Paulo, vindo do Nordeste. Ele não tem onde ficar. Sem dinheiro algum, vai trabalhar num boteco. Começa a revelar sua verdadeira aptidão: a culinária. Num restaurante italiano, reconhecidos seus dotes de cozinha, vê seu espaço crescer cada vez mais. Esta produção, colorida, abiscoitou 14 prêmios internacionais.

Deus é Brasileiro (2002), dia 16 – Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, decepcionado com essa sua criação tão cheia de defeitos, Deus resolve tirar umas férias dela, retirando-se por uns tempos para as estrelas distantes, a fim de descansar de seus aborrecimentos com o ser humano. Para isso, ele precisa de um santo que se ocupe com suas obrigações para com a humanidade, enquanto sai de férias. Seu guia no Brasil será Taoca (Wagner Moura), um esperto borracheiro e pescador que vê nesse encontro com Deus uma oportunidade para resolver seus problemas materiais. Antônio Fagundes acerta como um Deus velho e impaciente. Em cores.

O Pagador de Promessas (1962), dia 23 – Para que seu burrico de estimação se recupere de acidente, camponês tenta cumprir promessa de carregar cruz até o altar de Santa Bárbara, em Salvador. Enfrenta, porém, a oposição do vigário e de outras autoridades. Crítica aos políticos, à Igreja Católica. à polícia e à imprensa, a peça de Dias Gomes recebe um tratamento dramático que mantém vivas a força dos personagens e a discussão sobre a influência da religião na sociedade. Palma de Ouro em Cannes. Direção de Anselmo Duarte, com Glória Menezes, Leonardo Villar e Norma Bengell, no papel da prostituta Marli. Depois deste filme, Norminha participou de produções francesas, italianas e norte-americanas.

Tico-tico no Fubá (1952), dia 30 - Biografia romanceada do compositor paulista Zequinha de Abreu (Anselmo Duarte). O diretor, o italiano Adolfo Celi tornou-se ator internacional. Viveu o vilão que incomodou James Bond (Sean Connery) em 007 contra a chantagem atômica (1965). Em preto-e-branco, como o filme anterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário