domingo, 14 de agosto de 2011

NÃO ME ABANDONE JAMAIS

Com um belíssimo prólogo que relata que em 1952, foi encontrada a cura para todas as doenças o que resultou que em 1967 a expectativa de vida é de 100 anos assim é a abertura de “Não Me Abandone Jamais”. Mesmo assim pouco é revelado sobre o teor da historia, enfim é embarcar na premissa e apreciar este belíssimo filme, ou questionar e fechar o coração.

Quando o espectador descobre que esta é uma adaptação da obra do japonês Kazuo Ishiguro e esta mais para ficção cientifica que para romance, mas quando o espectador tem esta percepção já é tarde demais pois já esta envolvido na historia dos 3 jovens.

Tudo gira em torno de um triangulo amoroso entre 3 jovens que estudam numa tradicionalíssima escola inglesa: Ruth, Kathy e Tommy, interpretados respectivamente por Carey Mullingan, Keira Knightley e Andrew Garfield quando chegam à idade adulta. O lugar é administrado com rigor pela diretora Emily (Charlotte Rampling). Mas tudo muda quando uma nova professora, mais jovem, chega à escola com idéias menos convencionais. O filme pode lembrar um pouco “Sociedade dos Poetas Mortos”, e assim aparentemente vamos acompanhar as dores e amores da adolescência de qualquer jovem. Mas o que vamos descobrir e que nenhum destes jovens terá uma vida longa e somos levados por caminhos totalmente diferentes, surpreendentes, e com extrema delicadeza e paixão se dedicará à discussão de um tema dos mais difíceis: a mortalidade. Ou, mas especificamente neste caso, a brevidade desta mesma vida.

Graças ao refinado roteiro de Alex Garland que soube adaptar de forma brilhante as idéias perturbadoras propostas por Kazuo Ishiguro, o qual nos apresenta conceitos ao mesmo tempo tão poéticos e inquietantes sobre vida e morte.

Não quero revelar mais do filme para não estragar as muitas surpresas e o turbilhão de sentimentos que o mesmo reserva ao espectador.

Dirigido por Mark Romanek de um modo europeu: com calma, sensíbilidade, com um olhar introspectivo, sem pressa. “Não Me Abandone Jamais” é um filme instigante.

Não Me Abandone Jamais” foi o vencedor do prêmio de Melhor Atriz (Mullingan) e indicado a Filme, Diretor, Roteiro, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante do British Independent Film Awards.

Nenhum comentário:

Postar um comentário