domingo, 21 de agosto de 2011

ÀS MARGENS DE UM CRIME (2008)

O tenente Dave Robicheaux (Tommy Lee Jones) é um detetive que não está em seus melhores dias. Vivendo em plena New Orleans arrasada pelo furacão Katrina, ele encontra uma garota morta e desconfia-se que o responsável pode ser um serial killer.

Ao ajudar um artista inconseqüente (Peter Sarsgaard) que veio para a produção de um filme bancado pelo maior mafioso do local "Baby Feet" Balboni, acaba descobrindo o corpo de um mistériosoassassinato ocorrido na década de 60.

Para piorar Dave Robicheaux está com problemas com a família por excesso de trabalho; e como se não bastasse parece estar presenciando visões de espíritos da guerra civil americana. Mesmo assim ele ainda tem forças para lutar pelo que acha certo.

O papel desenvolvido por Tommy Lee Jones lembra em muito sua  interpretação em “Onde os Fracos Não tem Vez“. Só que lá, como o detetive Ed Tom Bell, ele já parece ter perdido a esperança no mundo.

Às Margens de um Crime tem um bom suspense e é bem escrito, só que o excesso de histórias, ou melhor, de problemas pode fazer você perder o foco. O que mais me deixou intrigado foi  a trama dos espíritos, pois não parece se encaixar com o resto, a não ser que haja aí uma tentativa de se manifestar o conhecido misticismo daquela região americana, famoso pelo ocultismo, lembram da “Chave Mestra” e o insuperável “Coração Satânico”, ambos filmados na região da Louisiana.. Destaque para a bela fotografia de Bruno de Keyzer retratando a beleza e a devastação da região de New Orleans. Além disso, o elenco está afinado, sendo que Peter Sarsgaard sempre rouba a cena fazendo um personagem peculiar na sua cinegrafia.

Às Margens de um Crime termina deixando uma interrogação sobre qual a trilha que o diretor francês Bertrand Tavernier quis seguir, já que a ênfase na parte sobre as visões de Dave assumem um papel essencial no último ato. Mesmo assim, é um filme recomendado para uma calma sessão de domingo a tarde sem grandes sobressaltos.

Veja se tiver tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário