domingo, 21 de agosto de 2011

A Informante (2010)

A Informante” é baseado em uma história verídica, e toca num tema difícil  a corrupção, tráfico e prostituição de jovens Sérvias escravizadas e abusadas sexualmente ao chegarem na Bósnia, e o pior o revoltante envolvimento da polícia local, da IPTF (International Police Task Force), de funcionários da Organização das Nações Unidas e diplomatas nesta crueldade.

Fora isso reforça a força de Hollywood  no tema da figura mulher-coragem, já vistos em “Norma Era”, “Erin Brockovich” e “Terra Fria”. Aqui temos a frente a bela Rachel Weisz, que entrega uma atuação poderosa no papel da policial Bolkovac.
O filme dramatiza os eventos ao redor da investigação de Kathryn Bolkovac, uma policial do Nebrasca que tem a oportunidade de viajar para a Bósnia, numa missão de paz da ONU, e assim ganhar um dinheiro a mais e ter condições de morar mais perto da filha cuja custódia ficou com o pai, em função de sua dedicação ao trabalho.

Chegando lá em meio aos atendimentos aos refugiados ela acabada deparando com casos escabrosos de violência domestica e, pior com o acobertamento dos crimes abomináveis perpetrados por pessoas corruptas – homens e mulheres – incapazes de sentir compaixão e racionalizando um distanciamento do que estava acontecendo em nome da ganância.
Bolkovac em esforços sistematicamente heróicos, quase inconseqüentes, expõe esta rede de mentiras na tentativa de salvar um sem número de meninas e desbaratar esta lucrativa organização criminosa envolvendo autoridades de todos os escalões.

A obra, dirigida pela estreante Larysa Kondracki e estrelada por Rachel Weisz, com participação de Vanessa Redgrave, David Strathairn e Monica Bellucci, é um filme sério e tenso com cenas repulsivas e capazes de fazer crescer, em qualquer espectador consciente, um grande ódio pela impunidade, discriminação e intolerância.
A Informante” é um soco no estomago, e ainda  um alerta acerca da discriminação religiosa, racial e cultural, o filme denuncia – para quem não é absolutamente cego – em quanto o ser humano está distante de ter superado as questões relacionadas à opressão da mulher e que qualquer afirmação em contrário é tão ingênua como completamente imbecil.

Talvez por isso o filme tenha sido mal recebido nos EUA, tanto que foi lançado no Brasil direto em DVD.

Merece ser visto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário