domingo, 13 de junho de 2010

Um Estranho no Ninho (1975)

Um dos grandes filmes da década de 70. Uma ode a liberdade do individuo perante a opressão do sistema. este filme baseado na obra do escritor Ken Kesey, teve seu direitos comprados pelo ator Kirk Douglas, que levou a obra ao teatro, onde foi um retumbante fracasso.Após varias tentativas de levar a obra para as telas de cinema, Kirk cedeu os direitos para seu filho Michael Douglas que junto com o produtor Saul Zaentz ( Amadeus e Paciente Ingles) conseguiram levar a obra para os cinemas.
O filme conta a história de Randle McMurphy (Jack Nicholson, que levou o Oscar de Melhor Ator) é condenado a alguns meses de prisão por namorar uma garota de 15 anos. Para fugir da obrigação de cumprir a pena em uma prisão, e vai para um hospital para doentes mentais para ser avaliado. No novo lar temporário, percebe que seus "companheiros" poderiam estar nas ruas tanto tempo quanto ele, e passa a estimulá-los com artifícios como jogo de carta, de bola. atividades em grupo. Ganha a admiração e o respeito deles, desrespeitando o autoritarismo e despertando um profundo desprezo da sádica enfermeira-chefe Mildred Ratched (Louise Fletcher,que levou o Oscar de Melhor Atriz). McMurphy se recusa a respeitar as normas do hospital e poe em xeque a autoridade da enfermeira Ratched. O antagonismo entre os dois cresce e gera dramáticos conflitos, e que podem chegar a resultados inesperados. Para todos os que vivem naquele "hospício".

Foi ótimo rever o filme, e hoje mais maduro tive uma visão diferente do mesmo,o filme nos toca profundamente, fazendo rir, questionar e nos emocionar com o personagem apaixonante de Nicholson! Melhor definido nas palavras do Roteirista, no Makink Off (Dvd): “Desde que nascemos gostamos de fazer parte do sistema. E isso é o que desejamos, exceto inventar nós mesmos. E McMurphy, em sua criminalidade e loucura e em sua obsessão, entende isso melhor do que ninguém.“
Foi ótimo rever o filme, e hoje mais maduro tive uma visão diferente do mesmo.
 Drama contundente que marcou os anos 70, indicado em 1975 a nove prêmios Oscar, levando 5 dos premios principais.

Não deixe de ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário