quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encurralado (1971)

Há algum tempo atrás revi este filme e ele ainda continua excepcional. Num primeiro momento produzido para ser exibido na TV com duração de 74 minutos. A distribuidora CIC da qual o estúdio Universal era um dos sócios, ficou encantada pela excepcional qualidade da produção dirigida pelo iniciante diretor Steven Spielberg. Inicialmente aumentaram o tempo de duração do filme para 90 minutos mesmo contra a vontade do diretor, para lançá-lo nos cinemas europeus. Com isso o filme acabou por ser premiado no Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz, o que levou seu lançamento pelos cinemas mundiais com enorme sucesso.


Spielberg com apenas 24 anos rodou o filme em 13 dias, e soube levar para a tela todo o clímax do conto escrito por Richard Matheson.

Matheson na época era roteirista da famosa serie televisiva “Além da Imaginação” e mais tarde foi roteirista de filmes como – “O Incrível Homem que Encolheu” – “Omega Man – A Última esperança da Terra” e “Em Algum Lugar do Passado”.

Encurralado é daqueles filmes geniais, quem viu o filme e já esteve em uma estrada mais deserta junto a um caminhão com certeza vai se lembrar do filme.

A história é um tanto simples onde vemos David Mann (Denis Weaver) um simples trabalhador, igual a milhões de outros, um homem comum que cruza o deserto para um compromisso de negócios. Sua vida transcorre sem problemas, até o momento em que ele tenta ultrapassar um lento caminhão-tanque. Sem nenhum motivo aparente, o motorista do caminhão começa a fazer um perigoso jogo de gato e rato na estrada, tentando tirar David de seu caminho. Em clima de crescente suspense, David aos poucos percebe que o caminhoneiro não está para brincadeiras: ele quer, a todo custo, assassinar o pacato homem. Qual seria o motivo de tanto ódio e violência?

Na verdade é um duelo entre um homem e uma maquina, o caminhão ( cujo pára-choque é repleto de placas de carros amassados) , que vem decidido a matar, sem ao menos dar uma explicação, um motivo. Tudo é progressivamente dosado no filme que vai aos pouco nos envolvendo no clima desesperante vivido pelo personagem de Weaver. Este é um filme para sentar na poltrona e mergulhar no clima de terror vivido por Weaver.

Um filme empolgante e assustador, que deu origem a carreira de um dos maiores diretores do anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário