domingo, 2 de junho de 2013

Revendo O Destino Bate à Sua Porta (1946) - Blu-ray

Quando foi publicado em 1934, o livro de James Cain chocou tanto o público americano que foi condenado por imoralidade e proibido de circular em Boston.O filme teve duas adaptações para o cinema, a primeira em 1946 com Lana Turner, mais lida do que nunca, e em 1981, uma refilmagem com Jack Nicholson e Jessica Lange, os dois filmes tiveram interpretações magistrais, mas a de 1946 ainda na aponião deste humilde cinéfilo é melhor. Na verdade, neste romance noir a violência e o erotismo estão organizados de uma tal maneira que dificilmente perderão força. Um texto seco, uma trama cerrada e caracterização impecável dos personagens são as grandes virtudes deste clássico.

O filme inicia com um andarilho Frank Chambers (John Garfield) caminhando a beira da estrada pedindo carona, seu desejo é atendido quando um velinho boa gente (Cecil Kellaway) lhe oferece ajuda. Ao chegarem ao restaurante de estrada do Sr. Smith vemos uma placa do lado de fora que diz "Procura-se Homem" - frase já deixa uma dualidade no ar que pode ter mais de um significado. Frank Chambers sabe e percebe isso no momento em que conhece Cora, a jovem noiva do proprietário do restaurante, que casou com o mesmo por pura ambição.

A cena onde Frank conhece Cora é simplesmente fantástica “onde um batom vem rolando e a câmera faz o caminho contrario até enquadrar as pernas de Cora. Neste momento vemos Frank literalmente perder o fôlego e a câmera volta a enquadrar Cora de corpo inteiro.

Esse requintado clássico do film-noir combina o brilho dos estúdios com a fixação de Cain por atrações assassinas. John Garfield e Lana Turner mostram performances marcantes como Frank e Cora, amantes que arruínam a primeira tentativa de assassinar o marido de Cora, traem-se mutuamente no julgamento e, ainda assim, acabam se dando bem. Mas, esse conto volátil não acaba por aqui. Como o título do filme indica, o destino com certeza baterá novamente.

Lana passa o filme inteiro com um figurino branco e glamourizado pela iluminação.


Sobre o BD
Com uma imagem fantástica belissimamente restaurada, o filme contem ainda uma serie de extras:
- Introdução de Richard Jewel;
- Lana Turner... A Memória de uma Filha;
- A História de John Garfield
- E mais...

Trailer : http://www.youtube.com/watch?v=Mi4UaQWN_H8&feature=related

Segue abaixo linka da Livraria Catarinense onde comprei o mesmo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário