sábado, 1 de junho de 2013

AMOR (2012)

Amor, para mim foi um dos melhores filmes que assisti no  ano, com uma mensagem maravilhosa e realista ao mesmo tempo. Maravilhosa, pois trata do amor de duas pessoas, suas lembranças, seus sacrifícios e por fim o companheirismo ao final da vida. Realista pois retrada as dificuldades que advém com a velhice, as doenças, a impotência perante o final.

O filme retrata a historia de Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), só este dois ícones do cinema Frances já valem o filme. Eles vivem um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado, e assim  inicia a via crúcis do casal ou o início da grande prova de amor entre eles. 

Mas a maior surpresa é descobrir que o diretor do mesmo é Michael Haneke  que é conhecido pela crueza de seus filmes – não apenas pelo estilo direto das histórias, mas também pelo incômodo que por vezes causa no espectador. Para mim imaginar  Haneke fazer um filme de amor foi de total espanto, afinal de contas um romance tradicional está bem longe do perfil do cinema do diretor. Entretanto, ao assistir o longa-metragem fica bem nítido o quanto Amor, o filme, se enquadra dentro da filmografia de Haneke.

Haneke nos leva a acompanhar de forma paulatina a degeneração do corpo e da mente de Anne (Riva) o que torna Amor um filme bastante duro, já que ressalta ao público a dor alheia a impossibilidade de melhora e as dificuldades que advem com a velhice . Se por um lado pode parecer um tanto quanto cruel, este cenário é essencial para que Haneke possa expor sua teoria acerca do amor. Neste sentido, pode-se dizer que Amor seja, na verdade, um filme conceito, onde o ideal envolvido está acima de todo o restante. É também o que justifica o ambiente intimista que cerca o casal, já que não há necessidade real de nada além deles próprios e da casa em que vivem. A solidão autoimposta faz parte da prova de amor.

VEJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário