domingo, 13 de outubro de 2013

O espadachim Flynn

Embora tenha estrelado faroestes de porte, Errol Flynn (1909-1959) notabilizou-se como ator em filmes de capa e espada. O genial cineasta húngaro Michael Curtiz (1888-1962), um dos grandes técnicos do cinema de ação e aventura é o responsável direto pelo surgimento do mito Errol Flynn. Mais que um artesão competente, Curtiz foi o cineasta responsável pelo estupendo Casablanca. Nos quatro filmes deste mês, todos dirigidos por ele, o irlandês Errol Flynn tem a companhia de Olívia de Havilland (de... E o vento levou) nos três primeiros.

Capitão Blood (1935), dia 7 – O médico inglês Peter Blood indispõe-se com o rei Jaime II, e é injustamente condenado por traição à coroa britânica. Vendido como escravo, vai trabalhar na Jamaica, onde lidera uma rebelião e se torna pirata no mar do Caribe. Luta contra os invasores espanhóis. Flynn repete o papel de corsário em outro clássico do gênero, O gavião do mar, que será exibido dia 28.

A Carga da Brigada Ligeira (1936), dia 14 – Durante a guerra da Crimeia, um oficial do Exército britânico, o conde de Cardigan, que tinha velhas contas a acertar com o potentado turco, resolve adotar uma estratégia arriscada e deflagra um ataque contra as posições russas, em 1854. O filme tem muita ação e uma produção muito bem cuidada. Passou à história do cinema por ter sido um dos primeiros em que o ótimo ator escocês David Niven (A volta ao mundo em 80 dias) aparece em um papel significativo.

A Estrada de Santa Fé (1940), dia 21 – As aventuras que cercaram a construção da grande ferrovia de Santa Fé. Algumas cenas de ação e os atores (incluindo o futuro presidente Ronald Reagan) são o que há de melhor nesse filme. Faroeste a ser direcionado não só para os amantes do gênero, mas aos fãs da aventura de qualidade, sobretudo quando ela tem a participação de um trio de sucesso – o diretor Curtiz e o casal Errol Flynn e Olívia de Havilland – que realizaram clássicos como As aventuras de Robin Hood.


O Gavião do Mar (1940), dia 28 – Versão do clássico capa e espada baseado em livros de Rafael Sabatini (já filmado em 1924) e em que a Warner Bros repetiu a fórmula de Capitão Blood. O Capitão Geoffrey Thorp, no comando da galera inglesa Albatross, combate os espanhóis a serviço da Rainha Elizabeth e vive romance com Dona Maria (Brenda Marshall), filha do embaixador espanhol Don José Alvarez de Cordoba (vivido por Claude Rains, o inescrupuloso chefe de polícia em Casablanca). Eletrizantes cenas de batalha naval. Todos os filmes foram rodados em preto-e-branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário