sábado, 26 de maio de 2012

O Homem do Lado (2009)


Esta comédia dramática argentina tem cenário na única obra idealizada pelo arquiteto suíço Le Corbusier na America, ou seja no endereço 320 do Boulevard 53, na cidade de La Plata.

E nesta residência que mora o designer Leonardo ( Rafael Spregelburd), com sua família, como envolto em uma redoma de segurança. Como podemos constatar seu personagem vive de aparência, com seu visual intelectual, ele desenha e coleciona moveis e objetos de vanguarda. Mas fica claro que no pequeno mundo de Leonardo o problema é a comunicação.

Então para quebra a passividade deste mundo entra em cena Victor (Daniel Aráoz, seu vizinho que resolve fazer uma janela com vista para a sala de Leonardo, que surta e acusa o vizinho de invasão de privacidade.

Victor é um típico troglodita cafona,o que é um choque para Leonardo e só inflama a cizânia.Deste choque cultural o filme tira seu humor de constrangimento, e nos leva a simpatizar com um e antagonizar o outro.

Para Leonardo os problemas são os outros e Victor é a canalização de todos os problemas, e desta rivalidade entre vizinhos que o filme tira o humor do constrangimento.

Victor com seu jeito direto, é sempre filmado frontalmente, já Leonardo se esconde do espectador, em lugares pouco iluminados, no espelho fragmentado do quarto da filha, ou seja, ele tem problema de encarar as dificuldades e os problemas de forma direta.

Mais um belo exemplo do ótimo cinema argentino.

Veja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário